

PIBIC
PUCPR
A diversidade cultural é naturalmente percebida nos quatro cantos do Brasil, de florestas intocadas à metrópoles completamente tecnológicas encontramos os marcos levantados pelo homem, que ao longo dos anos vêm se tornando referência para múltiplas áreas de estudo da sociedade atual.
Este projeto trata de uma pesquisa de Iniciação Científica teórico-prática que teve início no ano de 2016 com o intuito de explorar e estudar as relações entre moda, cultura, arte e mercado de negócios, investigando a essência das tradições e do trabalho manual que tem se mantido vívido através dos séculos, mantendo costumes, gerando renda e alimentando uma nação que por meio da brasilidade conta sua história com as mãos. O trabalho vigente corresponde à uma necessidade de incentivar os alunos universitários dos cursos de Design e principalmente os profissionais ligados à moda a mergulharem nas riquezas do país através do artesanato têxtil brasileiro. Como iniciativa para cumprir este objetivo, ao final do projeto será criado um banco de dados (especificações) e amostras físicas de cada material (peça de artesanato) coletado que será integrado à Teciteca[1] do Laboratório de Tecnologia Têxtil referente ao curso Design de Moda da PUCPR, contribuindo assim para a pesquisa cultural, técnica, e científica dos alunos acadêmicos de todas as habilitações do Design dentre outras áreas de interesses afins.
É preciso que haja uma nova visão quando falamos de comportamento de consumo e o "Hand made" (que por vezes trabalha com o redirecionamento de materiais que outrora iriam para o lixo, aplicando assim a responsabilidade sustentável) é uma das saídas para que este cenário socioeconômico/ambiental mude.
Esta pesquisa busca entender quais são as muitas faces das artesanías têxteis da nação verde-amarela. O enfoque (investigação) será dado à região Sul porém as demais regiões não serão em hipótese alguma descartadas.
[1] A Teciteca do Curso de Design de Moda da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR está integrada ao Laboratório Têxtil do curso e foi criada a partir de um projeto de PIBIC desenvolvido em 2013/14. A Teciteca configura um espaço que agrega um conjunto organizado e catalogado de amostras e materiais têxteis, criando-se um suporte pedagógico aos professores e acadêmicos do curso.